quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fenac em Mendes

Aconteceu no último fim de semana na cidade de Mendes o Fenac (Festival Nacional da Criança) que é o Campeonato Brasileiro de Xadrez nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14. O Estado do Rio contou com 33 atletas e conseguiu uma primeira colocação na categoria sub-10 absoluto com o jovem talentoso Gian Lucca. O CXTR esteve presente com as irmãs Ana Clara e Clarice Monnerat nas categorias sub-10 feminino e sub-14 feminino. Ana Clara fez 2 pontos em 5 possíveis e terminou na 8ª colocação, Clarice fez 3 em 6 possíveis e terminou na 12ª colocação. No mais revemos muitos amigos e pudemos fazer muitos contatos para o Estadual de Menores que acontecerá aqui em Três Rios nos dias 23 e 24 de junho. No fim do torneio, fui convidado pela organização (AI Élcio Mourão) para representar a Fexerj e distribuir os troféus e medalhas aos premiados.  

Patrick Monnerat

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Blog da verdadeira Fexerj já está no ar

Este é o Blog da verdadeira e única Fexerj, eleita democraticamente em assembléia e que de fato repesenta os clubes de xadrez do Rio de Janeiro: http://fexerj2012-2015.blogspot.com.br/ .

domingo, 6 de maio de 2012

Fenaj (Festival Nacional da Juventude) em São Paulo

Ocorreu entre os dias 28/04 a 01/05 o Campeonato Brasileiro da Juventude em São Paulo (Fenaj), no tradicional e templo enxadrístico nacional o Clube de Xadrez de São Paulo. Com a presença de apenas 6 enxadristas do Estado do Rio de Janeiro, o Rio não conseguiu trazer nenhum resultado de grande expressão. A meu ver isso se deve a política até então reinante na Federação que nunca estimulou os talentos jovens do Estado. Para isso, a nova diretoria da Fexerj, da qual faço parte e tenho a maior das responsabilidaes, pois sou o Vice presidente de xadrez escolar/xadrez de base, teremos muito trabalho. Três Rios também esteve presente, Clarice Monnerat que tem apenas 12 anos (fará 13 em junho) e na verdade disputará em Mendes dias 11 a 13 de maio o brasileiro de xadrez dentro de sua categoria, foi participar na categoria sub-16 feminino, mais para treinar e ganhar experiência do que esperando realmente ficar nas primeiras colocações e fez um torneio razoável. Fez 3 pontos em 7 possíveis e ficou na 24ª colocação entre 38 participantes. Os outros participantes do Estado foram: Miguel Ângelo de Carvalho do TTC  foi 11º  com 4,5 pontos, Eduardo London da AABB (se não me engano) foi 20º com 4 pontos, Pedro Lucas do JTC foi 30º com 3,5 pontos e Rafael Serpa do CXP 31º com 3,5 pontos, todos na categoria sub-16 absoluto. João Pedro Chã foi 29º na categoria sub-18 absoluto com 2,5 pontos. É preciso comentar que todos estes atletas são verdadeiros guerreiros, sem qualquer apoio se deslocaram a São Paulo enfrentaram os mais fortes atletas brasileiros destas categorias e mesmo assim não fizeram feio. Mas, com certeza com a nova diretoria da Fexerj, agora encabeçada pelo MF Alberto Mascarenhas poderemos sonhar bem mais alto. Trazer grandes eventos para o Estado, fazer mais torneios estaduais entre os jovens daqui e em breve oferecer treinamento de excelência aos nossos jovens talentos são uma missão para a nova diretoria e os resultados virão em breve. Parabéns Clarice pela coragem de enfrentar adversárias mais velhas e muitas delas bem mais forte , esperamos que este esforço seja recompensado no Fenac.